Como saber se está na altura de terminar uma relação

«A forma como discute é importante, assim como a vida sexual. Uma psicóloga e uma terapeuta de casal dão-nos indicadores importantes.»

No que diz respeito à melhor forma de educar uma criança, toda a gente tem uma opinião. “Não lhe digas isso, diz-lhe antes isto”. “Não devias ter agido assim, o melhor era teres feito assado.” No meio de tantas sugestões, ideias e filosofias, não existem respostas certas. Mas nunca é demais aprender.

Afinal o que é uma relação tóxica? Diz-nos o dicionário que tóxico é algo que “causa efeitos nocivos”. É uma definição simples, é verdade, mas no final resume-se tudo a isto. Um relacionamento tóxico é aquele que não nos faz bem. Que é disfuncional. Que não nos faz felizes.

A diferença entre castigo e consequência

“Se não comes ao almoço o que tens no prato, comes ao lanche.”
“Não arrumaste o teu quarto! Não podes ver televisão.”
“Não tiveste cuidado e estragaste a bicicleta, então não vais jogar futebol!”
“Partiste a janela do vizinho, então ficas sem computador.”

Como comunicar com os filhos de forma positiva e eficaz

Uma comunicação eficaz está na base de uma relação equilibrada e saudável, revestindo-se de maior importância quando falamos da relação entre Pais e Filhos. É através da comunicação que expressamos aos outros o que queremos, o que sentimos, o que não gostamos, o que precisamos e é graças a ela que podemos atingir a sensação de que somos plenamente compreendidos e respeitados.

A Família

Todos nós temos uma definição muito particular e individual do que é isto de nascermos, crescermos e vivermos no seio de uma família, partilhando, contudo, a ideia de que a família tem um papel muito importante nas nossas vidas. É nela que estabelecemos as primeiras relações interpessoais, é nela que aprendemos a comunicar, que descobrimos o que é isto do amor, dos afectos e, também, da frustração e do sofrimento. Foram as vivências e experiências que vivemos na nossa família que deram corpo ao sentimento de sermos quem somos e de pertencermos àquela e não a outra qualquer família.

1 / 1

Please reload

Formulário para contacto:

Manuela Silveira
Terapeuta Familiar e de Casal
Educadora Parental
  • Facebook Social Icon

tel: 917356611

Lisboa

Centro de Psicologia Manuel Peixoto

Rua D. Francisco Manuel de Melo, 30 1º dto

1070-087 Lisboa

Setúbal

Pr. Marquês de Pombal, 1​ 1º andar

2900 Setúbal